sábado, 30 de abril de 2011

Relaxar pode ser solução para emagrecer


A dieta é tradicionalmente a primeira iniciativa para quem quer emagrecer. Mas, muitas vezes, não funciona. Isso acontece porque as dietas deixam o cérebro mais sensível ao estresse e a recompensas como comidas de alta caloria, como mostra pesquisa publicada pela revista Science.

E o pior: uma vez mais magros, todos têm problemas em manter o peso. Assim, a hipótese da pesquisa é que o problema está no estresse. Assim, quem aprende a lidar com estresse, tem mais facilidade de emagrecer.  Existe combinação mais perfeita?

"Dieta é difícil porque seu cérebro trabalha contra você. Aprender a lidar com estresse pode ser a chave para perder peso com sucesso porque 'você não está propenso a ser levado a consumir sob estresse'", diz a neurocientista Tracy Bale, da Universidade da Pensilvânia.

Veja também:
Promoção: massagem relaxante + drenagem facial por R$14,90
Massagem relaxante não é luxo...!


A neurocientista explica que o estresse leva o corpo a liberar o hormônio cortisol, que abastece o sangue com energia na forma de açúcar. Frequentemente, o alto nível de estresse leva à elevação crônica dos níveis de cortisol, o que pode causar aumento do apetite e ganho de peso.

Pesquisa
Para testar essa hipótese, os pesquisadores cortaram a ingestão diária dos camundongos em 25% por três semanas, até que os roedores perdessem de 10% a 15% do peso original. Esse regime simula uma dieta moderada e uma modesta perda de peso em humanos.

Depois da exposição a algumas formas de estresse, como barulho em alto volume, os camundongos tiveram níveis mais altos de cortisol no sangue. E os níveis de cortisol permaneceram altos por mais tempo que nos camundongos controlados, o que indica que os roedores em dieta ficaram mais estressados e demoraram mais tempo para se acalmar.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário